Projeto de Gestão
Democrática Para o Triênio 2014/2016
Núcleo de Educação
Infantil Armação – “Vivendo Aprendendo”
Objetivo Geral
Desenvolver
um projeto de gestão democrático, visando a participação efetiva nas reflexões,
deliberações, reivindicações e ações focadas no respeito e garantia dos
direitos das crianças e na busca da qualidade do processo educativo, articulado
à Rede Municipal de Educação.
Objetivos
Específicos
·
Ampliar
as interações na relação famílias/unidade e adultos/crianças, articulando os
diferentes pontos de vista e procurando desenvolvendo atitudes de respeito,
afetividade e colaboração.
·
Garantir
à criança seus direitos, primando por um ambiente agradável, educativo e
seguro.
·
Acompanhar
a reestruturação do P.P.P. junto a comunidade educativa, mantendo sua
atualização.
·
Avaliar
os projetos coletivos existentes, considerando sua viabilidade, envolvimento da
comunidade educativa e benefícios (aniversário coletivo, saídas de estudo e/ou confraternização,
Cinema na Escola, Palco Aberto, empréstimo de livros), além de buscar recursos
ou parcerias para manutenção e/ou criação de novos.
·
Inserir
a família no cotidiano da unidade e torná-la mais participativa (aniversário
coletivo, Palco Aberto, Conselho Deliberativo, APP, integração das famílias por
turma, dentre outros).
·
Valorizar
os profissionais (organização interna para possibilitar as saídas a cursos.)
·
Viabilizar
formação permanente aos educadores da unidade com certificação, articulada a proposta
da SME para 2014 - hora atividade.
·
Estimular
a participação do Conselho Deliberativo e APP do NEI Armação.
·
Estimular
as apresentações teatrais, contação de histórias e outras ações artísticas de
crianças, funcionários e famílias, valorizando nossos talentos e colaborando
com a quebra da rotina.
Referencial
Teórico
Pensar
a infância como categoria social que se define e se diferencia dos outros
grupos pela idade, implica reconhecer as crianças como autores da vida social e
como sujeitos de direitos; conforme se lê no artigo 29 da lei de Diretrizes e
Bases da Educação - A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica tem
como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico,
psicológico, intelectual e social. Propõe, ainda, que se rompa com visão
assistencialista, de amparo, filantropia e ajuda aos pobres e, simultaneamente,
com o enfoque escolarizado, pautado no modelo do Ensino Fundamental.
Em consonância com a LDB (Lei nº 9.394/96,
art. 29), as Diretrizes Nacionais e Municipais reafirmam e buscam consolidar,
no âmbito municipal, a Educação Infantil como primeira etapa da Educação
Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a
cinco anos de idade, considerando as múltiplas dimensões da existência humana
(linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural),
complementando a ação da família e da comunidade, de forma a articular ações de
educação e cuidado.
Metas/Ações
Metas
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CRONOGRAMA
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Ações
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Bim
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Sem
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-
Zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças, que se constituem dos
documentos MEC/Sec/Ed. Fundamental/ - 1997.
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X
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-
Avaliar e refletir nossas ações pedagógicas nos momentos de reuniões
pedagógicas, reuniões de pais e grupos de estudo e promover ações diferenciadas
quando necessário, buscando encaminhamentos para solução dos problemas
apontados.
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|
X
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-Consolidar
junto ao trabalho do supervisor da U.E, em especial nos momentos específicos
de planejamento com os professores dando a atenção necessária à garantia dos
direitos da criança.
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X
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-Trazer
a temática para discussão com as famílias nos grupos de estudo e reunião de
pais; buscando um maior envolvimento.
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-
Tornar o espaço físico mais atrativo e seguro, garantindo as condições
necessárias para um atendimento de qualidade.
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X
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-solicitar
à SME via ofício, assinado por representantes do Cons. Del. E APP a
construção de casinhas além de um profissional para manutenção do jardim
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X
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-Recorrer
junto a SME uma reforma urgente em virtude da má qualidade de reboco dessa
obra que está indo pro 6º ano de uso; garantindo nova pintura e recuperação dos rebocos além de
cobrar uma melhoria nas caixas de passagens espalhada pelo parque, e
revitalização de espaços verdes para plantio de flores e temperos...além de
alterar o projeto das rampas de saída das salas.
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X
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-Reavaliar
os espaços de parque que ainda precisam de sombra e solicitar a FLORAM mudas
para plantio.
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X
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-Formar
uma comissão para pensar, elaborar e acompanhar um projeto que pense
melhorias para nossos espaços e um melhor aproveitamento deles (parque,
banheiros, hall, corredores, refeitório...).
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X
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-Motivar
os profissionais de sala a também pensar esse espaço como um cartão de visita
às famílias e local de frequência diária de crianças
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-
Promover a integração comunidade educativa.
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X
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-Colocar
às famílias a importância e incentivá-las a participação no cotidiano da U.E,
no Cons. Del. e APP e das reuniões de pais gerais e por sala.
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X
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-Nos
grupos de estudo e Palestras: Pesquisar, sugerir e estudar temas pertinentes
ao processo educativo e questões do cotidiano.
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X
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-
Abrir as portas da U.E para que as famílias se envolvam mais nos projetos e
eventos existentes ou proponham outros: festa da família, mostra educativa,
reunião de pais por sala, grupo de estudo, reuniões de pais gerais,
aniversário coletivo viabilizando a participação da família dos
aniversariantes, palco aberto, horta, entre outros.
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-Acompanhar
e contribuir no que a Rede tem reservado às crianças de 4 a 6 anos.
(obrigatoriedade
– 2016) sem deixar de dar atenção as crianças de G6 que vão para o 1º ano.
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X
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-
Estreitar a relação criança- instituição numa parceria com a E.B.M. Prof.ª
Dilma Lúcia dos Santos utilizando os espaços: auditório (mostra de cinema –
mensal), oficina de reciclagem, biblioteca...
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X
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-
Propor um projeto específico com os profissionais das turmas G6.
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-
Garantir a socialização, discussão e reestruturação do P.P.P tendo uma visão
de como entendemos a criança e a infância; traçando o caminho que queremos
percorrer baseado no direito da
criança e sua autonomia.
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X
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-
Promover a discussão do P.P.P durante os momentos de encontro como grupos de estudos de pais e reuniões
pedagógicas.
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X
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-Garantir
nos aniversários coletivos e reuniões pedagógicas momentos para socialização
dos trabalhos das turmas e avaliação dos projetos coletivos propondo
encaminhamentos.
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X
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-produzir
um material de apresentação que facilite a apresentação em reuniões e que
sintetize o P.P.P podendo ser utilizado pelos professores até nas reuniões
por turma.
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-Manter
uma relação de parceria com o Conselho Deliberativo e APP viabilizando
efetiva participação.
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X
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-Garantir
anualmente a eleição para os novos membros, articulando os atuais membros
para no início do ano letivo promover a nova eleição.
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X
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-Envolver
esses dois segmentos como parceiros colaboradores da integração família/
Unidade Educativa.
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-Estreitar
a parceria com o Posto de saúde contribuindo na melhoria do cuidado e saúde
da comunidade.
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X
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-Contribuir,
divulgando via agenda ou nas reuniões gerais, os serviços prestados pelo
posto de saúde (estágios, odontologia, vacinação, pesagem e campanhas).
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X
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-Acompanhar
as visita de estágio da área da saúde na U.E participando da avaliação das
ações e objetivos alcançados.
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X
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-Acompanhar
os trabalhos do PSE (Programa Saúde na Escola) e solicitar ao Centro de saúde
do bairro uma comunicação mais completa pós-consultas médicas e liberação de
atendimento não deixando dúvidas nos
procedimentos.
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Qualificação
e valorização dos profissionais.
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X
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-Buscar
junto a SME a viabilização para formação permanente dos educadores desta U.E,
considerando hora de aperfeiçoamento reconhecida por certificação a organizar
nas horas atividades.
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X
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-
Resgatar os momentos para planejamento quinzenal/mensal por turma, junto à
coordenação pedagógica.
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||
X
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-Solicitar
à SME o retorno das oficinas (Ioga/ RPG) desenvolvido por cerca de 5 anos
consecutivos pelo PROSABES/Projeto de
saúde do servidor .
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