Projeto de Gestão/2014



Projeto de Gestão Democrática Para o Triênio 2014/2016
Núcleo de Educação Infantil Armação – “Vivendo Aprendendo”


Objetivo Geral
Desenvolver um projeto de gestão democrático, visando a participação efetiva nas reflexões, deliberações, reivindicações e ações focadas no respeito e garantia dos direitos das crianças e na busca da qualidade do processo educativo, articulado à Rede Municipal de Educação.

Objetivos Específicos
·         Ampliar as interações na relação famílias/unidade e adultos/crianças, articulando os diferentes pontos de vista e procurando desenvolvendo atitudes de respeito, afetividade e colaboração.
·         Garantir à criança seus direitos, primando por um ambiente agradável, educativo e seguro.
·         Acompanhar a reestruturação do P.P.P. junto a comunidade educativa, mantendo sua atualização.
·         Avaliar os projetos coletivos existentes, considerando sua viabilidade, envolvimento da comunidade educativa e benefícios (aniversário coletivo, saídas de estudo e/ou confraternização, Cinema na Escola, Palco Aberto, empréstimo de livros), além de buscar recursos ou parcerias para manutenção e/ou criação de novos.
·         Inserir a família no cotidiano da unidade e torná-la mais participativa (aniversário coletivo, Palco Aberto, Conselho Deliberativo, APP, integração das famílias por turma, dentre outros).
·         Valorizar os profissionais (organização interna para possibilitar as saídas a cursos.)
·         Viabilizar formação permanente aos educadores da unidade com certificação, articulada a proposta da SME para 2014 - hora atividade.
·         Estimular a participação do Conselho Deliberativo e APP do NEI Armação.
·         Estimular as apresentações teatrais, contação de histórias e outras ações artísticas de crianças, funcionários e famílias, valorizando nossos talentos e colaborando com a quebra da rotina.

Referencial Teórico
Pensar a infância como categoria social que se define e se diferencia dos outros grupos pela idade, implica reconhecer as crianças como autores da vida social e como sujeitos de direitos; conforme se lê no artigo 29 da lei de Diretrizes e Bases da Educação - A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Propõe, ainda, que se rompa com visão assistencialista, de amparo, filantropia e ajuda aos pobres e, simultaneamente, com o enfoque escolarizado, pautado no modelo do Ensino Fundamental.
 Em consonância com a LDB (Lei nº 9.394/96, art. 29), as Diretrizes Nacionais e Municipais reafirmam e buscam consolidar, no âmbito municipal, a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade, considerando as múltiplas dimensões da existência humana (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural), complementando a ação da família e da comunidade, de forma a articular ações de educação e cuidado.

Metas/Ações
Metas
CRONOGRAMA
Ações

Bim
Sem

- Zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças, que se constituem dos documentos MEC/Sec/Ed. Fundamental/ - 1997.

X


- Avaliar e refletir nossas ações pedagógicas nos momentos de reuniões pedagógicas, reuniões de pais e grupos de estudo e promover ações diferenciadas quando necessário, buscando encaminhamentos para solução dos problemas apontados.
X

-Consolidar junto ao trabalho do supervisor da U.E, em especial nos momentos específicos de planejamento com os professores dando a atenção necessária à garantia dos direitos da criança.
X

-Trazer a temática para discussão com as famílias nos grupos de estudo e reunião de pais; buscando um maior envolvimento.

- Tornar o espaço físico mais atrativo e seguro, garantindo as condições necessárias para um atendimento de qualidade.





X
-solicitar à SME via ofício, assinado por representantes do Cons. Del. E APP a construção de casinhas além de um profissional para manutenção do jardim




X
-Recorrer junto a SME uma reforma urgente em virtude da má qualidade de reboco dessa obra que está indo pro 6º ano de uso; garantindo nova  pintura e recuperação dos rebocos além de cobrar uma melhoria nas caixas de passagens espalhada pelo parque, e revitalização de espaços verdes para plantio de flores e temperos...além de alterar o projeto das rampas de saída das salas.

X
-Reavaliar os espaços de parque que ainda precisam de sombra e solicitar a FLORAM mudas para plantio.

X

-Formar uma comissão para pensar, elaborar e acompanhar um projeto que pense melhorias para nossos espaços e um melhor aproveitamento deles (parque, banheiros, hall, corredores, refeitório...).

X

-Motivar os profissionais de sala a também pensar esse espaço como um cartão de visita às famílias e local de frequência diária de crianças

- Promover a integração comunidade educativa.


X


-Colocar às famílias a importância e incentivá-las a participação no cotidiano da U.E, no Cons. Del. e APP e das reuniões de pais gerais e por sala.

X

-Nos grupos de estudo e Palestras: Pesquisar, sugerir e estudar temas pertinentes ao processo educativo e questões do cotidiano.


X
- Abrir as portas da U.E para que as famílias se envolvam mais nos projetos e eventos existentes ou proponham outros: festa da família, mostra educativa, reunião de pais por sala, grupo de estudo, reuniões de pais gerais, aniversário coletivo viabilizando a participação da família dos aniversariantes, palco aberto, horta, entre outros.
-Acompanhar e contribuir no que a Rede tem reservado às crianças de 4 a 6 anos.
(obrigatoriedade – 2016) sem deixar de dar atenção as crianças de G6 que vão para o 1º ano.


X

- Estreitar a relação criança- instituição numa parceria com a E.B.M. Prof.ª Dilma Lúcia dos Santos utilizando os espaços: auditório (mostra de cinema – mensal), oficina de reciclagem, biblioteca...


X
- Propor um projeto específico com os profissionais das turmas G6.
- Garantir a socialização, discussão e reestruturação do P.P.P tendo uma visão de como entendemos a criança e a infância; traçando o caminho que queremos percorrer baseado no  direito da criança e sua autonomia.


X
- Promover a discussão do P.P.P durante os momentos de encontro como  grupos de estudos de pais e reuniões pedagógicas.

X

-Garantir nos aniversários coletivos e reuniões pedagógicas momentos para socialização dos trabalhos das turmas e avaliação dos projetos coletivos propondo encaminhamentos.

X

-produzir um material de apresentação que facilite a apresentação em reuniões e que sintetize o P.P.P podendo ser utilizado pelos professores até nas reuniões por turma.
-Manter uma relação de parceria com o Conselho Deliberativo e APP viabilizando efetiva participação.



X
-Garantir anualmente a eleição para os novos membros, articulando os atuais membros para no início do ano letivo promover a nova eleição.

X

-Envolver esses dois segmentos como parceiros colaboradores da integração família/ Unidade Educativa.

-Estreitar a parceria com o Posto de saúde contribuindo na melhoria do cuidado e saúde da comunidade.



X
-Contribuir, divulgando via agenda ou nas reuniões gerais, os serviços prestados pelo posto de saúde (estágios, odontologia, vacinação, pesagem e campanhas).

X

-Acompanhar as visita de estágio da área da saúde na U.E participando da avaliação das ações e objetivos alcançados.


X
-Acompanhar os trabalhos do PSE (Programa Saúde na Escola) e solicitar ao Centro de saúde do bairro uma comunicação mais completa pós-consultas médicas e liberação de atendimento não deixando dúvidas  nos procedimentos.
Qualificação e valorização dos profissionais.

X

-Buscar junto a SME a viabilização para formação permanente dos educadores desta U.E, considerando hora de aperfeiçoamento reconhecida por certificação a organizar nas horas atividades.


X
- Resgatar os momentos para planejamento quinzenal/mensal por turma, junto à coordenação pedagógica.



X
-Solicitar à SME o retorno das oficinas (Ioga/ RPG) desenvolvido por cerca de 5 anos consecutivos pelo PROSABES/Projeto  de saúde do servidor .

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