Sobre Avaliação

  Segundo consta em nosso projeto político pedagógico, a LDB, em 1993, capítulo VII, 3º do Substitutivo ao Projeto de Lei n.º 101, lê-se: “Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento do desenvolvimento da criança, sem julgamento de aprovação mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
 De acordo com o parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, “A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.”
O documento das Orientações Curriculares (2011) da SME diz que: “Ao compreender a avaliação como parte de um processo mais amplo de organização da prática pedagógica, se reconhece que todos os momentos da ação pedagógica estão articulados, pois é impossível planejar e avaliar, sem observar e registrar”.

Tendo claros esses pressupostos o Núcleo de Educação Infantil da Armação buscará desenvolver de acordo com a Portaria nº 12/2013 da SME, relatórios semestrais, um específico do grupo e um individual de cada criança, sendo que os mesmos também devem ser arquivados na Unidade. Esses relatórios de acompanhamento não possuem caráter seletivo, comparativo e/ou de terminalidade. Ao contrário, se trata de contar a história de uma criança em certo período de tempo e espaço e obviamente esse contar é “recortado”, não é o todo, mas ainda assim, é legítimo.

            Através de algumas imagens queremos registrar a dedicação,  competência e compromisso dos educadores na preparação da entrega dos relatórios de vivências das crianças aos  pais e/ou responsáveis: 











         

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