O projeto de trabalho é mais uma
possibilidade de planejar a Educação Infantil, sistematizando ideias e ações
relacionadas a interesses, assuntos, situações e atividades significativas para
as crianças. Este instrumento perspectiva trabalhar as especificidades,
interesses e necessidades de cada grupo através de práticas de investigação, de
contextualização, de interação e participação coletiva, proporcionando
situações de conhecimento às crianças.
Para a construção de um projeto de
trabalho, é necessário a observação e registros sistematizados sobre o grupo;
assim, na reflexão destes dados a educadora encontra subsídios para organizar o
planejamento em torno do conhecimento das crianças, procurando criar condições
físicas (ambientes e materiais) e psicológicas (enredo, fantasia e espaço
imaginativo) para que o repertório cultural do grupo seja ampliado.
Alimentação
(Projeto Refeitório -
Os
momentos de alimentação fazem parte de um processo maior, que pontua a rotina
dos bebês e crianças atendidas pela Unidade. É importante um acompanhamento de
todos os professores, professoras e funcionários do NEI em paralelo com a
família de cada criança, que irão em conjunto iniciar um processo de
alimentação balanceada e saudável que deverá permear toda a vida futura dessas
crianças. Por este motivo o cardápio da unidade é elaborado por uma
nutricionista da Prefeitura do Município em conjunto com as merendeiras e
Direção que irão assegurar uma alimentação saborosa, balanceada e que priorizará
frutas e verduras da estação, bem como outros tipos de alimentos, trabalhando
assim também a Educação Ambiental e o resgate da cultura gastronômica local,
aliada a esses princípios anteriores.
A
Unidade incentivará o aleitamento materno, pois concorda que este seja a forma
mais saudável de alimentação, principalmente até os seis primeiros meses de
vida (inclusive apontada como alimentação que deveria ser exclusiva até esse
período de idade do bebê). No entanto, compreendendo também o retorno cada vez
mais cedo das mulheres após a maternidade ao trabalho, ficará atenta as
crianças menores, propondo um acompanhamento mais sistemático, através da
realização de anamneses com a família e trabalho junto ao Posto de Saúde da
comunidade e a nutricionista que atende a Unidade. Atualmente contamos com a
parceria da Diretoria de Educação Infantil que incentiva e apresenta soluções
para que as mães permaneçam alimentando seus bebês através do Projeto “Creche
Amiga da Amamentação”.
No
Grupo I é importante priorizar que a alimentação
dos bebês seja, sempre que possível administrada pelas próprias professoras e
auxiliares de sala, garantindo assim o vínculo afetivo necessário nesta etapa.
No momento em que se inicia o processo de alimentação é importante que todos os
bebês estejam acomodados em bebês-conforto, assegurando desde modo maior
segurança aos pequenos. As rotinas, canções e afins se constituirão elementos
essenciais no desenvolvimento cognitivo, principalmente para demarcação de
tempo e espaço da criança na primeira infância e deverão ser iniciadas já neste
momento.
Com o passar dos meses deve ser trabalhada a
autonomia da criança no momento da alimentação, com a inserção de novos
alimentos e o uso de talheres variados, sempre em parceria com as famílias. É
preciso trabalhar com atenção e respeito à questão das escolhas e das recusas;
Devemos aceitar que uma criança não coma determinado alimento, mas isto não
quer dizer não incentivar e estimular essa conquista tão importante. Por
exemplo: Podemos aceitar perfeitamente que uma criança não coma maçã, mas
devemos estar bastante atentos a uma criança que se recusa a comer qualquer
fruta. Assim, algumas vezes, professoras, professores, Supervisão ou Direção
procurarão parceria com as famílias, fazendo um trabalho preventivo nesses
casos específicos. O contrário, também desde cedo deve ser trabalhado e neste
aspecto o estar sempre junto às crianças, orientando e diferenciando com os
pequenos “o que é estar bem alimentado”, o que é gula e alertando para o desperdício
de alimentos. Casos específicos de bebês e crianças com restrições alimentares
deverão ser encaminhados para Unidade, que junto com a nutricionista
encaminharão as modificações/adaptações necessárias, mediante atestado médico.
Segundo a Portaria nº 038/2010 em seu 4º artigo a Unidade fica proibida de
aceitar doações, realização de compras e o consumo, independente da origem,
sejam de alimentos caseiros ou industrializados como, por exemplo: balas,
biscoitos, pães, salgadinhos, pastéis e guloseimas em geral, sejam ofertados
pelas famílias ou outros. Dito isso fica compreendido que as famílias não estão
autorizadas a trazer para a Unidade ou para a turma específica de seu (a) filho
(a) alimentos, seja para consumo próprio da criança ou coletivo, pois apenas
consumirão alimentos feitos na cozinha da instituição.
Quanto
à organização dos momentos de Alimentação na Unidade:
§
As crianças são atendidas em período parcial ou
integral, conforme matrícula. Os parciais farão um lanche no início do período
e um almoço ou janta, conforme o período de atendimento. Já os integrais terão
dois lanches e duas refeições.
§
As refeições acontecem no espaço do refeitório,
em forma de self-service, promovendo a autonomia das crianças, que são
acompanhadas pelas professoras e auxiliares de sala, conforme Projeto de
Refeitório, anexo neste PPP.
§
Os bebês do Grupo I fazem seus lanches e
refeições em sala, sempre na perspectiva de promoção da autonomia dos mesmos,
sendo que em alguns momentos usarão também outros espaços da Unidade para a
alimentação, ampliando deste modo suas experiências espaciais e de organização.
§
A alimentação na Unidade está integrada a toda
uma rotina maior e este é mais um dos fatores que ressaltam a importância das
famílias respeitarem os horários indicados pelo NEI.
§
Por fim é importante salientar que em algumas
reuniões pedagógicas é disponibilizado um período para realizarmos uma
avaliação do “Projeto” do Refeitório encaminhando sugestões, propondo mudanças
e legitimando práticas que avaliamos satisfatórias.
Projeto
do refeitório.
ORGANIZAÇÃO
PARA 2014.
PERÍODO MATUTINO TURMAS
10:30 às 10:45
|
Sala 3 (Renata) + Sala 1
(Natália)
|
10:45 às 11:00
|
Sala 10 (Tam) + Sala 9
(Rebeka)
|
11:00 às 11:15
|
Sala 4 (Eliane) + Sala
2 (Andra)
|
11:15 às 11:30
|
Sala 7 (Dulce) + Sala 8 (Claudete)
|
PERÍODO VESPERTINO TURMAS
15:30 às 15:45
|
Sala 3 (Renata) + Sala
1 (Natália)
|
15:45 às 16:00
|
Sala 10 (Tam) + Sala 9 (Rebeka)
|
16:00 às 16:15
|
Sala 4 (Eliane) + Sala 2 (Andra)
|
16:15 às 16:30
|
Sala 7 (Dulce) + Sala 8 (Claudete)
|
FORMA DE
ORGANIZAÇÃO:
- A alimentação é organizada através de buffet, no qual as crianças
se servem. Há uma vasilha para as crianças depositarem os restos de
alimentos que sobram. Também foi organizado um espaço fora do refeitório
(hall) para as crianças comerem as frutas.
- O almoço e a janta serão realizados no refeitório; O café e o
lanche são opcionais para os grupos menores (espaço). Os grupos maiores
realizam o momento da sobremesa em sala ou num espaço organizado no hall
por suas professoras, em função do refeitório ser pequeno para o número de
turmas da unidade, viabilizando assim horários para todos os grupos do Nei
realizarem este momento específico de alimentação.
- O Grupo II, por enquanto, continua a realizar suas refeições na
sala ou em mesa próxima a sua sala de referência.
- A primeira mesa de buffet no turno matutino e vespertino será
organizada pelas profissionais da limpeza, sendo que durante todo o
período que as crianças estiverem utilizando o refeitório (almoço e janta)
uma profissional da limpeza deve permanecer no espaço.
- A Unidade já experimentou algumas organizações dentro do Refeitório
e atualmente as turmas vão com suas professoras a este espaço. Essas
profissionais argumentam que desta forma é possível acompanhar as crianças
de seu grupo e assim fornecerem informações mais detalhadas as famílias. A
interação entre crianças de diferentes grupos e diferentes idades continua
há existir neste espaço e em outros da unidade.
Escola do Mar
Localizada na praia do
Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina a Escola do Mar tem como premissa ser
um espaço de referência em educação marinha e costeira na região da Grande
Florianópolis. O Projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de
Florianópolis em parceria com outros órgãos (Universidade Federal de Santa
Catarina, Instituto Carijós, IGEOF, Sapiens Parque, EPAGRI, FLORAN, Marinha do
Brasil) e o objetivo é o de criar vivências, estabelecer relações e preservar o
ambiente.
Segundo o espaço na
internet dedicado a Escola do Mar “o projeto realiza atividades que contribuem
para a sustentabilidade na Ilha de Santa Catarina, através da sensibilização
dos cidadãos aos problemas ambientais do município e região. Organiza, além de
atividades de educação ambiental para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Médio, eventos de cunho educativo e pedagógico; com ênfase em educação marinha
e costeira. Entre as atividades destaque para o reconhecimento das áreas
naturais e ecossistemas marinhos e costeiros da ilha de Santa Catarina e
região, valorização da cultura e história local, articulação interdisciplinar a
partir de diferentes espaços educativos e formação continuada dos profissionais
educadores”.
Do
outro lado da ilha, mais especificamente no sul da mesma, localiza-se o Nei
Armação, unidade de Educação Infantil, também pertencente à mesma prefeitura. A
instituição atende cerca de 290 crianças, de período integral ou parcial. Nos
últimos anos o bairro onde a unidade situa-se passou por processos bastante
preocupantes de degradação ambiental, ligados principalmente à questão
costeira. Evidente que as crianças acabaram por observar essas situações no
bairro em que vivem e assim trouxeram demandas ligadas a Educação Ambiental para
dentro do Nei Armação. Além dessa demanda trazida pelas crianças, compreendemos
e referendamos o dever das instituições educativas na problematização e
discussão dos temas ligadas a Educação Ambiental, tal como a conscientização
dos familiares e comunidade no que diz respeito ao ambiente em que vivem.
Dito isto, nossa procura
foi por nossa unidade estar participando do Projeto Escola do Mar, que muito
têm contribuído nestes últimos dois anos (iniciamos em 2011). As crianças têm
experimentado possibilidades de trabalho com a Educação Ambiental de forma
lúdica, estimulante e esclarecedora. Foram saídas com embarcações,
apresentações em mostras (VI Eco Festival/2011; VII Eco Festival e IV Seminário
da Escola do Mar/2012), caminhadas ecológicas, oficinas de reutilização de
sucatas; essas atividades estão vinculadas a Escola do Mar e são oportunidades
únicas de experimentação e descobrimento.
Sendo assim, entendemos
que nossa unidade também é parceira da Escola do Mar. Embora nem todos os
grupos participem diretamente na adesão ao projeto (o que não quer disser que
não desenvolvam projetos semelhantes ligados ao tema), todos se beneficiam do
mesmo, já que pelas interações que acontecem no Nei Armação, todas as turminhas
acabam por ter contato com as propostas que os grupos que aderiram no ano estão
a desenvolver, criando assim uma corrente de conhecimento e informação que
esperamos contribuir numa verdadeira Educação Ambiental, que de fato faça a
diferença nas futuras gerações.
Sendo assim, entendemos
que nossa unidade também é parceira da Escola do Mar. Embora nem todos os
grupos participem diretamente na adesão ao projeto outros semelhantes, ligados
ao tema, também são desenvolvidos, beneficiando a toda unidade, criando assim
uma corrente de conhecimento e informação que esperamos contribuir numa
verdadeira Educação Ambiental, que de fato faça a diferença nas futuras
gerações.
Cinema na Escola

A partir de abril de abril de
2011 teve início em nossa Unidade o Projeto “Cinema na Escola”, uma parceria
com o Cineclube. Este ocorre uma vez por mês com exibições de curtas infantis.
O objetivo é ampliar cada vez mais o repertório cultural de nossas crianças, em
especial, no caso, o das artes visuais. A exibição dos curtas infantis
acontecerá no auditório da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no
período matutino às 9hs e no vespertino às 14hs. Aos bebês e crianças menores
(Grupos I e II) há uma sala com multimídia (Sala Multiuso) para estes terem
esse momento na própria unidade, contribuindo assim, deste a mais tenra idade o
contato com essa linguagem artística.
Sala
Multiuso
Ao
se pensar sobre espaços na Educação Infantil parece nítido a necessidade de
relacioná-los com aspectos ligados as necessidades de bebês e crianças, as
questões de segurança e a possibilidade de estimular e propiciar a autonomia
dos mesmos. Logo, é possível concluir: Os espaços estão junto às possibilidades
e estas últimas a um bom desenvolvimento infantil. Assegurar, então, esses
espaços/possibilidades torna-se algo essencial.
De
acordo com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições da
Educação Infantil (MEC-2006) a Sala Multiuso está inserida e possui um papel
bastante importante na organização dos espaços nas instituições de Educação
Infantil. O documento diz que “embora as salas de atividades (de cada grupo)
sejam concebidas como espaço multiuso, prevendo-se a organização de cantos de
leitura, brincadeiras, jogos, dentre outros” é importante ressaltar “a
importância da organização de um espaço destinado a atividades diferenciadas,
planejadas de acordo com a proposta pedagógica da instituição, como alternativa
para biblioteca, sala de televisão, vídeo ou DVD e som.” O mesmo documento
ainda “chama a atenção” para necessidade de essa sala ter capacidade mínima
para atendimento à maior turma da Unidade.
Aqui
em nossa Unidade a Sala Multiuso já se consolidou como espaço imprescindível,
seja através de parcerias com os Projetos desenvolvidos pelos diferentes
grupos, sejam através das variadas propostas e/ou apresentações feitas pela
responsável por esse espaço, cada vez mais a Sala Multiuso torna-se um espaço
de referência dentro do Nei Armação.
Relação da Escola e
Comunidade-
A unidade educativa está aberta à
participação da família, em todos os momentos; pois consideramos que é
fundamental o comprometimento desta opinando, cooperando, participando e
acompanhando o andamento das atividades desenvolvidas. É importante também que
a unidade se envolva nas atividades que ocorrem na comunidade, como também
ofereça atividades e/ou eventos envolvendo as famílias, momentos como:
Aniversario Coletivo,
Festa da Família e o Palco Aberto .
As
reuniões/encontros com as famílias, segundo o calendário, serão bimestrais para
acompanhamento da turma. A unidade desenvolve um Projeto onde são realizados
grupos de estudos, chamado Grupo de Pais (anexo
06). Estes momentos são dinâmicos e atrativos, com palestras sobre assuntos
ligados ao universo infantil, oficinas e/ou outras atividades que se mostrarem
necessárias à apropriação pelas famílias da metodologia e conceitos trabalhados
pelas profissionais na unidade.
As
reuniões da APP e Conselho Deliberativo, as microrregionais para classificação
das crianças que pleiteiam vagas; São espaços que as famílias participam
ativamente de nosso cotidiano. É preciso resgatar que a presença das famílias é
essencial em todos os momentos, não apenas nos formalizados em calendário. A
proposta de se “construir” um espaço democrático perpassa por essa questão,
pois é impossível tecer um lugar democrático, escolhendo os momentos que a
família “pode participar”. Dito isso reafirmamos a importância da presença das
mesmas em variados espaços e tempos em nossa Unidade.
*PROJETO DOS ANIVERSÁRIOS COLETIVOS.
OBJETIVOS
|
Proporcionar
às crianças e adultos um momento festivo, onde o aniversário de todos tenha
um espaço de comemoração aqui no NEI.
Ampliar
espaços de interações em momentos coletivos.
|
JUSTIFICATIVA
|
Diante da realidade de desigualdade social de
nossas famílias e tentando evitar que algumas crianças tivessem comemorações
de seus aniversários na unidade e outras não, projetamos os aniversários
coletivos como uma maneira de evitar estas distorções neste espaço, além de proporcionar um
momento festivo e de comemoração.
|
ATIVIDADES PROGRAMADAS
|
Os aniversários coletivos são planejados
mensalmente por uma ou duas turmas, sendo que estas ficam responsáveis pelos
convites e cardápios, além de envolver os demais grupos. Cada grupo fica
responsável também em convidar as famílias dos aniversariantes do mês para
participarem desse momento de confraternização.
O planejamento inclui a participação das crianças
no mesmo, através do acatamento de suas sugestões e o envolvimento das demais
turmas, aproveitando este momento para socializar os projetos e brincadeiras
das crianças em sala, na decoração da unidade e na apresentação das turmas
quando há. Convites e a programação com todos os acontecimentos do dia são
antecipadamente distribuídos.
As propostas procuram ser as mais diversificadas
possíveis e incluem teatro, música, circo, dramatizações,oficinas, bolo de
aniversário, caracterização dos aniversariantes do mês (que também será uma
lembrança para o aniversariante), dentre outras possibilidades.
|
RECURSOS
|
Toda
a estrutura da unidade e participação de todos os funcionários.
|
CRONOLOGIA
|
Fevereiro a Dezembro de 2013.
|
AVALIAÇÃO
|
A própria
vivência contém a avaliação, quando nos processos de trabalho temos a
possibilidade de refletir e rever os conceitos e agir de outras formas.
Mesmo assim,
o registro é uma ferramenta da professora e contemplará também estas
vivências, que serão utilizadas no nosso processo de reflexão-ação-reflexão,
como também na avaliação do PPP. Assim há na unidade um caderno específico
desse projeto, cujo registro deve ser feito pelo grupo responsável do mês.
Por fim, em alguns momentos também avaliamos/reavaliamos o projeto em
reuniões pedagógicas.
|
OBSERVAÇÃO
|
Na
organização do cardápio nos dias de aniversário coletivo deve-se considerar a
Portaria nº. 38/2010.
|
*PALCO ABERTO
Experiências que ampliem
e desenvolvam o repertório cultural e estético de nossos bebês, crianças e
adultos é a premissa básica da criação de mais essa proposta dentro de nossa
unidade. Compreender e referendar que, independente de nossas idades, origens,
condições econômicas e credos, necessitamos de contato com manifestações
culturais diversas, ampliando assim nossos olhares e modos de nos constituirmos
neste mundo. É a partir disso que surge o Palco Aberto.
A idéia é que a arte
possa fluir como mais um elemento de nosso espaço. Para isso nosso palco no
hall central recebe a visita de um artista que queira nos presentear e assim
somos “conduzidas/seduzidas” a parar, ver, nos deleitar e assim ampliarmos
nossas experiências artísticas.
Também é um espaço que
abre a possibilidade de enxergar o artista enquanto uma pessoa próxima, que
faça parte de nossa vida. Assim convidamos, também, pessoas próximas a nossa
instituição para fazerem parte desse momento: familiares das crianças e
funcionários, pessoas que já fizeram/fazem parte do NEI, incluindo os
funcionários atuais.
Formação Continuada e em Serviço
Por
entender que é de extrema importância cada vez mais os professores e as
professoras e demais profissionais inseridos na Educação Infantil terem acesso
aos conhecimentos atuais referentes à Educação Infantil, a formação continuada
se faz necessária e consolida-se essencial nesta perspectiva. É com estudo e
formação contínua que poderemos analisar temáticas inerentes à infância na
cultura contemporânea e também resgatar conhecimentos psicopedagógicos sobre a
infância, aspectos relacionados à capacidade de construir projetos
educacionais, além das estruturas relacionais entre adulto e criança, bem como
entre famílias e educadores.
Na unidade a formação continuada
se dá nos momentos de Reuniões Pedagógicas, Planejamentos, Grupos de Pais com
as famílias e os profissionais e assessoria descentralizada da SME.
A
Metodologia irá variar, conforme o tipo de Formação (Em Reuniões Pedagógicas, por
Grupos de Pais ou Atendimentos Individuais). De modo geral faremos estudos, roda
de discussão, debates, teatro e apresentações. As leituras, de modo geral,
serão prévias aos encontros e utilizaremos recursos como vídeo, fotografia, multimídia,
dentre outros.
*GRUPO
DE ESTUDO COM AS FAMÍLIAS – “GRUPO DE PAIS”.
Na
Educação Infantil, comumente, o contato entre famílias e instituição é muito
maior que em outras etapas educativas. Contudo ainda é preciso cuidar e
qualificar esses encontros a fim de que cada vez mais o espaço de nossa Unidade
seja de acolhimento, de compartilhamento e principalmente de confiança. É
preciso que as famílias conheçam e compreendam nossas ações, nossas escolhas,
nossas negações. E isso é fundamental por um único motivo: tanto Unidade quanto
família compartilham do desejo único de ver bebês e crianças bens, crescendo
felizes, saudáveis e com autonomia, num espaço estimulante e seguro.
Assim
os momentos com o Grupo de Pais se configuram num espaço bastante oportuno,
onde famílias, professoras e funcionárias podem discutir aspectos relacionados
ao desenvolvimento infantil, as questões relacionadas com formas de educar e
demais conhecimentos atuais referentes à Infância e a Educação Infantil.
Formação em Reuniões Pedagógicas.
Neste ano de 2014 nosso calendário
prevê reuniões pedagógicas integrais na unidade nos meses de fevereiro, março,
maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro (anexo 07).
As Reuniões Pedagógicas na
unidade são diurnas com a participação de todos os funcionários da unidade. Estes
encontros constituem um espaço de estudos de temas específicos da Educação
Infantil, socializações, debate de problemas e busca de soluções, bem como
deliberações de ações coletivas. São organizadas as propostas de trabalho sobre
aniversários coletivos, saídas de estudos, passeios, elaboração de reuniões com
as famílias, rotina, entre outros.
Este espaço é garantido para que
todos os profissionais possam ter momentos de integração e socialização dos
registros, dos acontecimentos sendo importante garantir a participação de
todos, além de representantes da comunidade escolar. Por fim, nas reuniões pedagógicas será
reservado um espaço de tempo de uma hora para planejamento. Ao fim deste
momento, ou um dia após, a Supervisão Escolar deve receber uma sistematização
por escrito deste planejamento.
Formação organizada
pela Diretoria de Educação Infantil
A Formação Continuada organizada
pela Diretoria de Educação Infantil acontecerá na hora atividade dos
professores, professores auxiliares, professores de Educação Física e
Supervisão nos meses de abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro e
novembro que constituem momentos de estudo com a carga horária de quatro horas cada encontro.
Ainda sobre esses momentos de
formação é importante pontuar que tanto as reuniões pedagógicas, quanto as
formações organizadas pela Diretoria de Educação Infantil serão registradas
como hora-atividade neste ano.
Formação
nos Grupos de Pais
Os encontros acontecem bimestralmente, totalizando quatro
momentos ao longo do ano. Em cada um desses momentos é definido com a contribuição
de todos (via levantamento de interesses por questionário) nas escolhas dos temas
a serem debatidos. Os temas estão ligados ao universo infantil, ao que as
famílias e profissionais estão constantemente lidando em seus cotidianos. A dinâmica
se concretiza num ambiente informal onde há uma apresentação no multimídia para
orientar alguns “pontos chaves” da discussão, contudo o ambiente é
fundamentalmente de conversa e de troca de vivências.
No ano de 2013 houve uma mudança na organização colocada
acima, atendendo a demanda específica da unidade, que era construir seu
regimento interno. Diante disto, foram apresentadas para as famílias as
questões que envolviam essa construção e também ouvi-las, assim como garantir a
contribuição de todos na construção deste documento tão importante. Logicamente
nessa caminhada houve conversas sobre muitos temas que envolviam a Educação
Infantil, sempre garantindo que este espaço seja de troca e esclarecimentos.
Também neste ano organizamos nosso Grupo de Pais nos períodos matutino e
vespertino para analisarmos a participação das famílias, já que desde 2010
realizamos os encontros no período noturno e a participação era bastante baixa.
(anexo 08).
Formação
Individual com Atendimento junto a Supervisão Escolar.
Constituí-se num momento de troca de
informações sobre os planejamentos e encaminhamentos pedagógicos do(s) grupo(s)
a que pertencem cada professora, definindo, quando necessário, novas
estratégias de intervenção no grupo e também temas para leitura e estudo. A Supervisão estará assessorando
esses momentos de planejamento conforme a hora atividade de cada profissional,
buscando acompanhar e qualificar a prática pedagógica.
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