quinta-feira, 1 de maio de 2014

Projetos da escola


           
O projeto de trabalho é mais uma possibilidade de planejar a Educação Infantil, sistematizando ideias e ações relacionadas a interesses, assuntos, situações e atividades significativas para as crianças. Este instrumento perspectiva trabalhar as especificidades, interesses e necessidades de cada grupo através de práticas de investigação, de contextualização, de interação e participação coletiva, proporcionando situações de conhecimento às crianças.
            Para a construção de um projeto de trabalho, é necessário a observação e registros sistematizados sobre o grupo; assim, na reflexão destes dados a educadora encontra subsídios para organizar o planejamento em torno do conhecimento das crianças, procurando criar condições físicas (ambientes e materiais) e psicológicas (enredo, fantasia e espaço imaginativo) para que o repertório cultural do grupo seja ampliado.

Alimentação (Projeto Refeitório - 

Os momentos de alimentação fazem parte de um processo maior, que pontua a rotina dos bebês e crianças atendidas pela Unidade. É importante um acompanhamento de todos os professores, professoras e funcionários do NEI em paralelo com a família de cada criança, que irão em conjunto iniciar um processo de alimentação balanceada e saudável que deverá permear toda a vida futura dessas crianças. Por este motivo o cardápio da unidade é elaborado por uma nutricionista da Prefeitura do Município em conjunto com as merendeiras e Direção que irão assegurar uma alimentação saborosa, balanceada e que priorizará frutas e verduras da estação, bem como outros tipos de alimentos, trabalhando assim também a Educação Ambiental e o resgate da cultura gastronômica local, aliada a esses princípios anteriores. 
A Unidade incentivará o aleitamento materno, pois concorda que este seja a forma mais saudável de alimentação, principalmente até os seis primeiros meses de vida (inclusive apontada como alimentação que deveria ser exclusiva até esse período de idade do bebê). No entanto, compreendendo também o retorno cada vez mais cedo das mulheres após a maternidade ao trabalho, ficará atenta as crianças menores, propondo um acompanhamento mais sistemático, através da realização de anamneses com a família e trabalho junto ao Posto de Saúde da comunidade e a nutricionista que atende a Unidade. Atualmente contamos com a parceria da Diretoria de Educação Infantil que incentiva e apresenta soluções para que as mães permaneçam alimentando seus bebês através do Projeto “Creche Amiga da Amamentação”.
No Grupo I é importante priorizar que a alimentação dos bebês seja, sempre que possível administrada pelas próprias professoras e auxiliares de sala, garantindo assim o vínculo afetivo necessário nesta etapa. No momento em que se inicia o processo de alimentação é importante que todos os bebês estejam acomodados em bebês-conforto, assegurando desde modo maior segurança aos pequenos. As rotinas, canções e afins se constituirão elementos essenciais no desenvolvimento cognitivo, principalmente para demarcação de tempo e espaço da criança na primeira infância e deverão ser iniciadas já neste momento.
  Com o passar dos meses deve ser trabalhada a autonomia da criança no momento da alimentação, com a inserção de novos alimentos e o uso de talheres variados, sempre em parceria com as famílias. É preciso trabalhar com atenção e respeito à questão das escolhas e das recusas; Devemos aceitar que uma criança não coma determinado alimento, mas isto não quer dizer não incentivar e estimular essa conquista tão importante. Por exemplo: Podemos aceitar perfeitamente que uma criança não coma maçã, mas devemos estar bastante atentos a uma criança que se recusa a comer qualquer fruta. Assim, algumas vezes, professoras, professores, Supervisão ou Direção procurarão parceria com as famílias, fazendo um trabalho preventivo nesses casos específicos. O contrário, também desde cedo deve ser trabalhado e neste aspecto o estar sempre junto às crianças, orientando e diferenciando com os pequenos “o que é estar bem alimentado”, o que é gula e alertando para o desperdício de alimentos. Casos específicos de bebês e crianças com restrições alimentares deverão ser encaminhados para Unidade, que junto com a nutricionista encaminharão as modificações/adaptações necessárias, mediante atestado médico. Segundo a Portaria nº 038/2010 em seu 4º artigo a Unidade fica proibida de aceitar doações, realização de compras e o consumo, independente da origem, sejam de alimentos caseiros ou industrializados como, por exemplo: balas, biscoitos, pães, salgadinhos, pastéis e guloseimas em geral, sejam ofertados pelas famílias ou outros. Dito isso fica compreendido que as famílias não estão autorizadas a trazer para a Unidade ou para a turma específica de seu (a) filho (a) alimentos, seja para consumo próprio da criança ou coletivo, pois apenas consumirão alimentos feitos na cozinha da instituição.

Quanto à organização dos momentos de Alimentação na Unidade:
§  As crianças são atendidas em período parcial ou integral, conforme matrícula. Os parciais farão um lanche no início do período e um almoço ou janta, conforme o período de atendimento. Já os integrais terão dois lanches e duas refeições.
§  As refeições acontecem no espaço do refeitório, em forma de self-service, promovendo a autonomia das crianças, que são acompanhadas pelas professoras e auxiliares de sala, conforme Projeto de Refeitório, anexo neste PPP.
§  Os bebês do Grupo I fazem seus lanches e refeições em sala, sempre na perspectiva de promoção da autonomia dos mesmos, sendo que em alguns momentos usarão também outros espaços da Unidade para a alimentação, ampliando deste modo suas experiências espaciais e de organização.
§  A alimentação na Unidade está integrada a toda uma rotina maior e este é mais um dos fatores que ressaltam a importância das famílias respeitarem os horários indicados pelo NEI.
§  Por fim é importante salientar que em algumas reuniões pedagógicas é disponibilizado um período para realizarmos uma avaliação do “Projeto” do Refeitório encaminhando sugestões, propondo mudanças e legitimando práticas que avaliamos satisfatórias.


Projeto do refeitório.

ORGANIZAÇÃO PARA 2014.

PERÍODO MATUTINO                            TURMAS

10:30 às 10:45

Sala 3 (Renata) + Sala 1 (Natália)

10:45 às 11:00

Sala 10 (Tam) + Sala 9 (Rebeka)

11:00 às 11:15

Sala 4 (Eliane) + Sala 2 (Andra)

11:15 às  11:30

Sala 7 (Dulce)  + Sala 8 (Claudete)

PERÍODO VESPERTINO                                    TURMAS

15:30 às 15:45

Sala 3 (Renata) + Sala 1 (Natália)

15:45 às 16:00

Sala 10 (Tam)  + Sala 9 (Rebeka)

16:00 às 16:15

Sala 4 (Eliane)  + Sala 2 (Andra)

16:15 às  16:30

Sala 7 (Dulce)  + Sala 8 (Claudete)



FORMA DE ORGANIZAÇÃO:

  • A alimentação é organizada através de buffet, no qual as crianças se servem. Há uma vasilha para as crianças depositarem os restos de alimentos que sobram. Também foi organizado um espaço fora do refeitório (hall) para as crianças comerem as frutas.
  • O almoço e a janta serão realizados no refeitório; O café e o lanche são opcionais para os grupos menores (espaço). Os grupos maiores realizam o momento da sobremesa em sala ou num espaço organizado no hall por suas professoras, em função do refeitório ser pequeno para o número de turmas da unidade, viabilizando assim horários para todos os grupos do Nei realizarem este momento específico de alimentação.
  • O Grupo II, por enquanto, continua a realizar suas refeições na sala ou em mesa próxima a sua sala de referência.
  • A primeira mesa de buffet no turno matutino e vespertino será organizada pelas profissionais da limpeza, sendo que durante todo o período que as crianças estiverem utilizando o refeitório (almoço e janta) uma profissional da limpeza deve permanecer no espaço.
  • A Unidade já experimentou algumas organizações dentro do Refeitório e atualmente as turmas vão com suas professoras a este espaço. Essas profissionais argumentam que desta forma é possível acompanhar as crianças de seu grupo e assim fornecerem informações mais detalhadas as famílias. A interação entre crianças de diferentes grupos e diferentes idades continua há existir neste espaço e em outros da unidade.



Escola do Mar

Localizada na praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina a Escola do Mar tem como premissa ser um espaço de referência em educação marinha e costeira na região da Grande Florianópolis. O Projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis em parceria com outros órgãos (Universidade Federal de Santa Catarina, Instituto Carijós, IGEOF, Sapiens Parque, EPAGRI, FLORAN, Marinha do Brasil) e o objetivo é o de criar vivências, estabelecer relações e preservar o ambiente. 
Segundo o espaço na internet dedicado a Escola do Mar “o projeto realiza atividades que contribuem para a sustentabilidade na Ilha de Santa Catarina, através da sensibilização dos cidadãos aos problemas ambientais do município e região. Organiza, além de atividades de educação ambiental para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, eventos de cunho educativo e pedagógico; com ênfase em educação marinha e costeira. Entre as atividades destaque para o reconhecimento das áreas naturais e ecossistemas marinhos e costeiros da ilha de Santa Catarina e região, valorização da cultura e história local, articulação interdisciplinar a partir de diferentes espaços educativos e formação continuada dos profissionais educadores”.
            Do outro lado da ilha, mais especificamente no sul da mesma, localiza-se o Nei Armação, unidade de Educação Infantil, também pertencente à mesma prefeitura. A instituição atende cerca de 290 crianças, de período integral ou parcial. Nos últimos anos o bairro onde a unidade situa-se passou por processos bastante preocupantes de degradação ambiental, ligados principalmente à questão costeira. Evidente que as crianças acabaram por observar essas situações no bairro em que vivem e assim trouxeram demandas ligadas a Educação Ambiental para dentro do Nei Armação. Além dessa demanda trazida pelas crianças, compreendemos e referendamos o dever das instituições educativas na problematização e discussão dos temas ligadas a Educação Ambiental, tal como a conscientização dos familiares e comunidade no que diz respeito ao ambiente em que vivem.
Dito isto, nossa procura foi por nossa unidade estar participando do Projeto Escola do Mar, que muito têm contribuído nestes últimos dois anos (iniciamos em 2011). As crianças têm experimentado possibilidades de trabalho com a Educação Ambiental de forma lúdica, estimulante e esclarecedora. Foram saídas com embarcações, apresentações em mostras (VI Eco Festival/2011; VII Eco Festival e IV Seminário da Escola do Mar/2012), caminhadas ecológicas, oficinas de reutilização de sucatas; essas atividades estão vinculadas a Escola do Mar e são oportunidades únicas de experimentação e descobrimento.
Sendo assim, entendemos que nossa unidade também é parceira da Escola do Mar. Embora nem todos os grupos participem diretamente na adesão ao projeto (o que não quer disser que não desenvolvam projetos semelhantes ligados ao tema), todos se beneficiam do mesmo, já que pelas interações que acontecem no Nei Armação, todas as turminhas acabam por ter contato com as propostas que os grupos que aderiram no ano estão a desenvolver, criando assim uma corrente de conhecimento e informação que esperamos contribuir numa verdadeira Educação Ambiental, que de fato faça a diferença nas futuras gerações. 
Sendo assim, entendemos que nossa unidade também é parceira da Escola do Mar. Embora nem todos os grupos participem diretamente na adesão ao projeto outros semelhantes, ligados ao tema, também são desenvolvidos, beneficiando a toda unidade, criando assim uma corrente de conhecimento e informação que esperamos contribuir numa verdadeira Educação Ambiental, que de fato faça a diferença nas futuras gerações. 

Cinema na Escola

                  A partir de abril de abril de 2011 teve início em nossa Unidade o Projeto “Cinema na Escola”, uma parceria com o Cineclube. Este ocorre uma vez por mês com exibições de curtas infantis. O objetivo é ampliar cada vez mais o repertório cultural de nossas crianças, em especial, no caso, o das artes visuais. A exibição dos curtas infantis acontecerá no auditório da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, no período matutino às 9hs e no vespertino às 14hs. Aos bebês e crianças menores (Grupos I e II) há uma sala com multimídia (Sala Multiuso) para estes terem esse momento na própria unidade, contribuindo assim, deste a mais tenra idade o contato com essa linguagem artística.

Sala Multiuso

Ao se pensar sobre espaços na Educação Infantil parece nítido a necessidade de relacioná-los com aspectos ligados as necessidades de bebês e crianças, as questões de segurança e a possibilidade de estimular e propiciar a autonomia dos mesmos. Logo, é possível concluir: Os espaços estão junto às possibilidades e estas últimas a um bom desenvolvimento infantil. Assegurar, então, esses espaços/possibilidades torna-se algo essencial.
De acordo com os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições da Educação Infantil (MEC-2006) a Sala Multiuso está inserida e possui um papel bastante importante na organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil. O documento diz que “embora as salas de atividades (de cada grupo) sejam concebidas como espaço multiuso, prevendo-se a organização de cantos de leitura, brincadeiras, jogos, dentre outros” é importante ressaltar “a importância da organização de um espaço destinado a atividades diferenciadas, planejadas de acordo com a proposta pedagógica da instituição, como alternativa para biblioteca, sala de televisão, vídeo ou DVD e som.” O mesmo documento ainda “chama a atenção” para necessidade de essa sala ter capacidade mínima para atendimento à maior turma da Unidade.
Aqui em nossa Unidade a Sala Multiuso já se consolidou como espaço imprescindível, seja através de parcerias com os Projetos desenvolvidos pelos diferentes grupos, sejam através das variadas propostas e/ou apresentações feitas pela responsável por esse espaço, cada vez mais a Sala Multiuso torna-se um espaço de referência dentro do Nei Armação. 

Relação da Escola e Comunidade- 

            A unidade educativa está aberta à participação da família, em todos os momentos; pois consideramos que é fundamental o comprometimento desta opinando, cooperando, participando e acompanhando o andamento das atividades desenvolvidas. É importante também que a unidade se envolva nas atividades que ocorrem na comunidade, como também ofereça atividades e/ou eventos envolvendo as famílias, momentos como: Aniversario Coletivo, Festa da Família e o Palco Aberto .
As reuniões/encontros com as famílias, segundo o calendário, serão bimestrais para acompanhamento da turma. A unidade desenvolve um Projeto onde são realizados grupos de estudos, chamado Grupo de Pais (anexo 06). Estes momentos são dinâmicos e atrativos, com palestras sobre assuntos ligados ao universo infantil, oficinas e/ou outras atividades que se mostrarem necessárias à apropriação pelas famílias da metodologia e conceitos trabalhados pelas profissionais na unidade.
As reuniões da APP e Conselho Deliberativo, as microrregionais para classificação das crianças que pleiteiam vagas; São espaços que as famílias participam ativamente de nosso cotidiano. É preciso resgatar que a presença das famílias é essencial em todos os momentos, não apenas nos formalizados em calendário. A proposta de se “construir” um espaço democrático perpassa por essa questão, pois é impossível tecer um lugar democrático, escolhendo os momentos que a família “pode participar”. Dito isso reafirmamos a importância da presença das mesmas em variados espaços e tempos em nossa Unidade.  

*PROJETO DOS ANIVERSÁRIOS COLETIVOS.
  
OBJETIVOS
Proporcionar às crianças e adultos um momento festivo, onde o aniversário de todos tenha um espaço de comemoração aqui no NEI.
Ampliar espaços de interações em momentos coletivos.
JUSTIFICATIVA
Diante da realidade de desigualdade social de nossas famílias e tentando evitar que algumas crianças tivessem comemorações de seus aniversários na unidade e outras não, projetamos os aniversários coletivos como uma maneira de evitar estas distorções  neste espaço, além de proporcionar um momento festivo e de comemoração.
ATIVIDADES PROGRAMADAS
Os aniversários coletivos são planejados mensalmente por uma ou duas turmas, sendo que estas ficam responsáveis pelos convites e cardápios, além de envolver os demais grupos. Cada grupo fica responsável também em convidar as famílias dos aniversariantes do mês para participarem desse momento de confraternização.
O planejamento inclui a participação das crianças no mesmo, através do acatamento de suas sugestões e o envolvimento das demais turmas, aproveitando este momento para socializar os projetos e brincadeiras das crianças em sala, na decoração da unidade e na apresentação das turmas quando há. Convites e a programação com todos os acontecimentos do dia são antecipadamente distribuídos.
As propostas procuram ser as mais diversificadas possíveis e incluem teatro, música, circo, dramatizações,oficinas, bolo de aniversário, caracterização dos aniversariantes do mês (que também será uma lembrança para o aniversariante), dentre outras possibilidades.

RECURSOS

Toda a estrutura da unidade e participação de todos os funcionários.

CRONOLOGIA

Fevereiro a Dezembro de 2013.

AVALIAÇÃO

A própria vivência contém a avaliação, quando nos processos de trabalho temos a possibilidade de refletir e rever os conceitos e agir de outras formas.
Mesmo assim, o registro é uma ferramenta da professora e contemplará também estas vivências, que serão utilizadas no nosso processo de reflexão-ação-reflexão, como também na avaliação do PPP. Assim há na unidade um caderno específico desse projeto, cujo registro deve ser feito pelo grupo responsável do mês. Por fim, em alguns momentos também avaliamos/reavaliamos o projeto em reuniões pedagógicas.

OBSERVAÇÃO

Na organização do cardápio nos dias de aniversário coletivo deve-se considerar a Portaria nº. 38/2010.

*PALCO ABERTO

Experiências que ampliem e desenvolvam o repertório cultural e estético de nossos bebês, crianças e adultos é a premissa básica da criação de mais essa proposta dentro de nossa unidade. Compreender e referendar que, independente de nossas idades, origens, condições econômicas e credos, necessitamos de contato com manifestações culturais diversas, ampliando assim nossos olhares e modos de nos constituirmos neste mundo. É a partir disso que surge o Palco Aberto.
A idéia é que a arte possa fluir como mais um elemento de nosso espaço. Para isso nosso palco no hall central recebe a visita de um artista que queira nos presentear e assim somos “conduzidas/seduzidas” a parar, ver, nos deleitar e assim ampliarmos nossas experiências artísticas.
Também é um espaço que abre a possibilidade de enxergar o artista enquanto uma pessoa próxima, que faça parte de nossa vida. Assim convidamos, também, pessoas próximas a nossa instituição para fazerem parte desse momento: familiares das crianças e funcionários, pessoas que já fizeram/fazem parte do NEI, incluindo os funcionários atuais.  

Formação Continuada e em Serviço
           
Por entender que é de extrema importância cada vez mais os professores e as professoras e demais profissionais inseridos na Educação Infantil terem acesso aos conhecimentos atuais referentes à Educação Infantil, a formação continuada se faz necessária e consolida-se essencial nesta perspectiva. É com estudo e formação contínua que poderemos analisar temáticas inerentes à infância na cultura contemporânea e também resgatar conhecimentos psicopedagógicos sobre a infância, aspectos relacionados à capacidade de construir projetos educacionais, além das estruturas relacionais entre adulto e criança, bem como entre famílias e educadores.
Na unidade a formação continuada se dá nos momentos de Reuniões Pedagógicas, Planejamentos, Grupos de Pais com as famílias e os profissionais e assessoria descentralizada da SME.
A Metodologia irá variar, conforme o tipo de Formação (Em Reuniões Pedagógicas, por Grupos de Pais ou Atendimentos Individuais). De modo geral faremos estudos, roda de discussão, debates, teatro e apresentações. As leituras, de modo geral, serão prévias aos encontros e utilizaremos recursos como vídeo, fotografia, multimídia, dentre outros.

*GRUPO DE ESTUDO COM AS FAMÍLIAS – “GRUPO DE PAIS”.

Na Educação Infantil, comumente, o contato entre famílias e instituição é muito maior que em outras etapas educativas. Contudo ainda é preciso cuidar e qualificar esses encontros a fim de que cada vez mais o espaço de nossa Unidade seja de acolhimento, de compartilhamento e principalmente de confiança. É preciso que as famílias conheçam e compreendam nossas ações, nossas escolhas, nossas negações. E isso é fundamental por um único motivo: tanto Unidade quanto família compartilham do desejo único de ver bebês e crianças bens, crescendo felizes, saudáveis e com autonomia, num espaço estimulante e seguro.

            Assim os momentos com o Grupo de Pais se configuram num espaço bastante oportuno, onde famílias, professoras e funcionárias podem discutir aspectos relacionados ao desenvolvimento infantil, as questões relacionadas com formas de educar e demais conhecimentos atuais referentes à Infância e a Educação Infantil.



Formação em Reuniões Pedagógicas.

Neste ano de 2014 nosso calendário prevê reuniões pedagógicas integrais na unidade nos meses de fevereiro, março, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro (anexo 07).
As Reuniões Pedagógicas na unidade são diurnas com a participação de todos os funcionários da unidade. Estes encontros constituem um espaço de estudos de temas específicos da Educação Infantil, socializações, debate de problemas e busca de soluções, bem como deliberações de ações coletivas. São organizadas as propostas de trabalho sobre aniversários coletivos, saídas de estudos, passeios, elaboração de reuniões com as famílias, rotina, entre outros.
Este espaço é garantido para que todos os profissionais possam ter momentos de integração e socialização dos registros, dos acontecimentos sendo importante garantir a participação de todos, além de representantes da comunidade escolar.  Por fim, nas reuniões pedagógicas será reservado um espaço de tempo de uma hora para planejamento. Ao fim deste momento, ou um dia após, a Supervisão Escolar deve receber uma sistematização por escrito deste planejamento.

Formação organizada pela Diretoria de Educação Infantil

A Formação Continuada organizada pela Diretoria de Educação Infantil acontecerá na hora atividade dos professores, professores auxiliares, professores de Educação Física e Supervisão nos meses de abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro e novembro que constituem momentos de estudo com a carga horária de quatro horas cada encontro.
Ainda sobre esses momentos de formação é importante pontuar que tanto as reuniões pedagógicas, quanto as formações organizadas pela Diretoria de Educação Infantil serão registradas como hora-atividade neste ano.  



Formação nos Grupos de Pais

Os encontros acontecem bimestralmente, totalizando quatro momentos ao longo do ano. Em cada um desses momentos é definido com a contribuição de todos (via levantamento de interesses por questionário) nas escolhas dos temas a serem debatidos. Os temas estão ligados ao universo infantil, ao que as famílias e profissionais estão constantemente lidando em seus cotidianos. A dinâmica se concretiza num ambiente informal onde há uma apresentação no multimídia para orientar alguns “pontos chaves” da discussão, contudo o ambiente é fundamentalmente de conversa e de troca de vivências.
No ano de 2013 houve uma mudança na organização colocada acima, atendendo a demanda específica da unidade, que era construir seu regimento interno. Diante disto, foram apresentadas para as famílias as questões que envolviam essa construção e também ouvi-las, assim como garantir a contribuição de todos na construção deste documento tão importante. Logicamente nessa caminhada houve conversas sobre muitos temas que envolviam a Educação Infantil, sempre garantindo que este espaço seja de troca e esclarecimentos. Também neste ano organizamos nosso Grupo de Pais nos períodos matutino e vespertino para analisarmos a participação das famílias, já que desde 2010 realizamos os encontros no período noturno e a participação era bastante baixa. (anexo 08).

Formação Individual com Atendimento junto a Supervisão Escolar.

      Constituí-se num momento de troca de informações sobre os planejamentos e encaminhamentos pedagógicos do(s) grupo(s) a que pertencem cada professora, definindo, quando necessário, novas estratégias de intervenção no grupo e também temas para leitura e estudo. A Supervisão estará assessorando esses momentos de planejamento conforme a hora atividade de cada profissional, buscando acompanhar e qualificar a prática pedagógica.

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