terça-feira, 16 de setembro de 2014

INFORMATIVO-04-AGOSTO/2014

EDITORIAL

No dia 27/08/2014, ás 9 h, participei de uma reunião referente ao PSE (Programa Saúde do Escolar).       Neste momento obtive alguns esclarecimentos que venho repassar-lhes.
       O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. É um programa federal. A reunião foi coordenada por representantes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria da Saúde.
Dentre várias ações do programa, destaca-se:
* Avaliação antropométrica (medir e pesar);
* Teste do olhinho;
* Saúde bucal;
     * Situação vacinal;
Assim, em parceria com o posto de saúde, faremos os encaminhamentos necessários que otimizem o atendimento de nossas crianças neste programa.
No dia 18/09/2014 haverá uma reunião do distrito sul que contará com a presença de Silvana Valéria Nazário, articuladora representante do NEI ARMAÇÃO, que levará algumas demandas a serem encaminhadas.

Diretora - Gracelaine Battisti.


DESTAQUES
*PROJETO PALCO ABERTO
COM “O RATO”
*PROJETO ANIVERSÁRIO COLETIVO DE JUNHO/ JULHO

*PROJETO FIM DE TARDE


PROJETO "CANTANDO COM OS ANIMAIS".

PROFESSORA REGENTE: NATÁLIA ELZA SILVA
PROFESSORAS : ROSIANE FLOR PIRES SOARES E SUELEM PIMENTEL DOS SANTOS.   G- 3 E 4/INTEGRAL.

Segundo conversa com a professora Natalia Elza Silva o projeto “CANTANDO COM OS ANIMAIS”, surgiu durante o período que chamamos de inserção, ou seja, daquele primeiro momento onde prioriza-se o vinculo da criança com a unidade educativa.
Neste período foi observado o grande interesse das crianças por animais e música. Partindo dai , a professora planejou o projeto embasando-se nos Núcleos de Ações Pedagógicas (NAP’s), em suas diversas linguagens: gestual, oral, corporal, musical, artística e sonora, articulando curiosidade, conhecimento e o lúdico.
O trabalho está sendo desenvolvido através de conversas, contação de histórias, confecção artística, musicalidade e de construções de pequenos textos coletivos. Ainda destacamos o conhecimento lógico e visualização de filmes educativos.
Assim, o dia a dia do grupo passou a ser repleto de  descobertas e novidades. Animais, músicas e histórias fazem parte do mundo lúdico das crianças. Nesse contexto elas criam e recriam suas brincadeiras, entrando no mundo imaginário. Brincando, dançando, cantando, fantasiando e imaginando as crianças estão conhecendo os animais no seu cotidiano e suas características, além do meio ambiente.
Segundo a professora: “Todo esse processo é realizado de forma tranquila  e geralmente de um em um, pois assim as crianças realizam suas atividades de forma expressiva.”

            Em sala observaram, tocaram e viram a borboleta voar. Foram em uma árvore do parque para  soltá-la e analisaram como vive na natureza, buscando o entendimento que se deve cuidar das borboletas e, consequentemente, do meio ambiente.

exploramos alguns animais e ainda vamos explorar muitos outros.


Podemos ressaltar que o planejamento do projeto "CANTANDO  COM OS ANIMAIS" e seu registro diário(desenvolvimento- ação/reflexão) revelou-se ser  permeado por   pressupostos  educacionais, com objetividade e   sequencia didática,  flexibilidade, conteúdos e  propostas  significativas, constituindo-se como uma ferramenta efetiva no estimulo, aquisição e consolidação do saber das crianças. 

PROJETO “IDENTIDADE E MUNDO”
PROFESSORA REGENTE:REBEKA LIBERMAN
PROFESSORAS: ANGELICA DILZA PINHEIRO SILVEIRA E VANESA MARCELLO VENÂNCIO.
G- 4 “A”/ INTEGRAL- TURMA DA ALEGRIA


       O projeto “Identidade e mundo” teve início com o reconhecimento das crianças como seres sociais, portadores de direitos e deveres e está sendo ampliado para o conhecimento do espaço que as cerca. No início do ano conversamos com a turma sobre a origem de seus nomes, o lugar, e as pessoas com quem moram.

Em seguida abordamos a importância do nosso corpo e os bons hábitos alimentares. Fizemos algumas atividades relacionadas a esta questão e para tornar estes momentos mais significativos, construímos uma linda horta. Já plantamos, colhemos e comemos alface e brócolis. 
             A turma se divertiu muito durante todo este processo, que agora ganhou um mascote e um diário da horta que toda semana vai para a casa de alguma criança e volta com o registro feito pela família, contando como foi este momento em que o espantalho “Chico Alegre” ficou na casa da criança.

        Agora estamos em uma nova fase da plantação, em que plantamos cenoura, beterraba, salsinha, cebolinha, alface, chá de hortelã e de erva-cidreira. As crianças estão aprendendo como cuidar da horta e ampliando seus conceitos a respeito do ciclo da chuva e das estações do ano, enquanto brincam e se divertem. Estamos aguardando ansiosos nossa próxima colheita!!

ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE VIVENCIAS
JUNTO AS FAMÍLIAS.
         Nos meses de julho e agosto vivemos um momento muito especial para a comunidade educativa e não poderíamos deixar de destacá-lo em nosso informativo.
 Sobre a Avaliação: Segundo consta em nosso Projeto Político Pedagógico com base na  LDB,“Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento do desenvolvimento da criança, sem julgamento de aprovação mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
 De acordo com o parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil “A avaliação é instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica na busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças.”
O documento das Orientações Curriculares (2011) da SME diz que: “Ao compreender a avaliação como parte de um processo mais amplo de organização da prática pedagógica, se reconhece que todos os momentos da ação pedagógica estão articulados, pois é impossível planejar e avaliar, sem observar e registrar”.
Tendo claro esses pressupostos, o Núcleo de Educação Infantil da Armação buscará desenvolver de acordo com a Portaria nº 12/2013 da SME, relatórios de vivencias semestrais. Esses relatórios não possuem caráter seletivo, comparativo e/ou de terminalidade. Ao contrário, se trata de contar a história de uma criança em certo período de tempo e espaço e obviamente esse contar é “recortado”, não é o todo, mas ainda assim, é legítimo.

            Através de algumas imagens queremos registrar a dedicação,  competência e compromisso dos educadores na preparação da entrega dos relatórios de vivências das crianças aos  pais e/ou responsáveis.



PROJETO HORTA NO NEI:
      Professoras auxiliares de 
      ensino em ação!

         As professoras auxiliares exercem papel fundamental na ausência dos professores de sala, principalmente no dia da hora atividade, que acontece 1 vez por semana. Na perspectiva de melhorar a qualidade no atendimento, as professoras Ana Carolina Campos Martins, Débora Clara Ferreira e Suzamar Antunes  organizaram-se através de um   projeto, para que nos  momentos de substituição do professor executassem  junto às crianças um trabalho pedagógico continuo, coeso,  oportunizando interações de diferentes grupos do NEI Armação à  educação ambiental, seguindo as orientações:         "A instituição de ensino deve abordar os princípios da educação ambiental de forma sistemática e transversal em todos os níveis de ensino".
              Desta forma está o projeto "HORTA NO NEI"- Professoras auxiliares de ensino em ação!
          Segundo as professoras, o projeto tem como principais objetivos:
- Perceber a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma cadeia, proporcionando uma produção sustentável e fonte de alimentação saudável.
- Conhecer formas de reutilização do lixo, técnicas de plantio de vegetais e o processo de produção e consumo dos alimentos.
- Criar interações entre grupos de diferentes idades, incentivando o respeito pelo outro e o diálogo.
           As atividades começaram no mês de abril deste ano envolvendo diversos grupos do NEI Armação. Na horta as crianças prepararam os canteiros, fizeram o plantio das mudas, as regas, os tratos culturais, limpeza dos canteiros, cuidaram do solo e do desenvolvimento das plantas. E ainda participam do processo da compostagem levando as cascas de frutas, legumes e folhas de vegetais. Em sala fizeram as pesquisas necessárias para o aprofundamento do conhecimento e a parte mais saborosa "a culinária". 



                Como parte do processo pedagógico, as crianças são sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a decomposição de lixo e outros objetos pelas dependências da escola. São discutidas ações humanas conscientes de uso do meio ambiente, sempre incentivando as crianças a usarem esses conhecimentos e práticas nas suas casas e no meio onde vivem.
            O projeto ainda propõe atividades de jardinagem e paisagismo nas dependências da unidade através de conservação e plantio dos canteiros de flores e manutenção dos arbustos já existentes.   
            E finalmente, desenvolver um portfólio (livro de registro) com as crianças no primeiro e no segundo semestre, porém através das observações e registros os encaminhamentos poderão ser modificados mediante necessidade e interesse apresentado pelas crianças avaliando assim o processo.
            Salientamos a evidente importância desde projeto para a unidade educativa por sua abrangência. Com sua implantação e continuidade fica explicito que a maioria das crianças poderão ter acesso á educação ambiental independente do dia a dia de sala.     
                 Assim entendemos como um PROJETO COLETIVO.





DESTAQUES

Projeto PALCO ABERTO
 em "O RATO".
A apresentação aconteceu no dia 03/07/2014 pela manhã. Foi uma encenação da música “O Rato” do grupo Palavra Cantada.
            É a história de um Ratinho que quer se casar. Ele pede a Lua, a nuvem, a brisa e a parede, mais só recebe não. Depois de quatro tentativas em vão ainda está firme e forte querendo casar. Até que chega a Ratinha e os dois se casam.
Este ratinho é muito diferente porque não desiste facilmente das coisas que quer.


 



Elenco e organizadores:
 Laís Brond Bacci, Diana Corrêa de Sá, Maria Aparecida da Silva, Albertina de Souza Velloso. Ariane A. os Santos, Natalia Elza Silva, Claudete Benta Oda, Janaína da Silveira e Rebeka Libewrman


PROJETO ANIVERSÁRIO COLETIVO
         Encerramos o semestre com o aniversário coletivo de junho e julho repleto de variados eventos.

            “A contação de histórias da professora Claudete, as palhaçadas de” XUXU  E BELEZA" com o grupo Saltimbancos, a DANÇA DA "SANFONA CHORADEIRA"com a professora Lenissa  Coutinho e a Turma  do Tubarão  e o  Boi de Mamão com o professor Fernando Marcelo da Silva com a Turma Arco-íris. Estes levaram a plateia a muita alegria e emoção. 




Organizadores: NATALIA ELZA SILVA, ROSIANE FLOR PIRES SOARES E SUELEM PIMENTEL DOS SANTOS- G- 3 e 4/integral.
 RENATA VIEIRA HOHN, LAIS BROD BACCI, HELOIZA CORREIA SALVADOR- G 3/integral- TURMA DAS BORBOLETAS.Colaboradores- Todos profissionais da Unidade.


PROJETO “FIM DE TARDE”
com Auxiliar Fernando Marcelo da Silva.
Fernando relata que "Fim de tarde" refere-se ao espaço de tempo da saída do professor de sala até a despedida das crianças da unidade educativa (das 17h às 19h).
Nesse espaço de tempo busca-se  propor prioritariamente momentos lúdicos, artísticos e de relaxamento as crianças.
Dentro desta perspectiva surge a brincadeira do Boi de Mamão.
O trabalho pedagógico do Boi de Mamão tem como objetos, além do resgate             do folguedo, o fortalecimento da identidade grupal, o desenvolvimento do senso crítico, as artes plásticas, a expressão corporal, a expressão oral, como também a musicalidade.
O professor afirma que este trabalho estimulou a identidade coletiva de forma significativa, onde um dependia do outro formando um elo na construção do todo. Quando da finalização, só se via em cada olhar alegria e satisfação do trabalho bem sucedido.
O auge desde trabalho aconteceu no aniversário coletivo do mês de julho. Foi a primeira apresentação do grupo e provavelmente não será a ultima porque o sucesso foi imenso!
     Assim, é notório que o espaço de tempo da saída do professor de sala até a despedida das crianças da unidade educativa (das 17h às 19h) pode ser um colorido e belo FIM DE TARDE.
QUE VENHAM OUTROS!
ESPAÇO EDUCAÇÃO FISICA
Segundo nosso Projeto Político Pedagógico.


 EDUCAÇÃO FISICA na educação infantil é  pensar em espaços de interaçôes, de encontros, de parcerias. É estabelecer  mediações que ampliem o repertório cultural das crianças, nas quais o “conhecimento cognitivo” é um dos elementos que perpassam as interações e não, sua razão última.

A ampliação dos conhecimentos das crianças em inúmeras dimensões como a ética, a estética, a corporal, a mimética, a sensível, a oral, a escrita, a artística, a rítmica, dentre outras, apresenta como eixo principal do trabalho A BRINCADEIRA e, deve estar presente em todos os momentos e espaços. É muitíssimo importante o equilíbrio entre as conduções das propostas vividas. Isto poderá garantir a ampliação de repertório dos pequenos (com as experiências e vivências dos adultos) e os espaços onde as crianças construirão suas brincadeiras, despertando a autonomia e a criatividade. 

ESPAÇO MULTMEIOS
Os benefícios de seu filho em conviver com uma criança especial-
Com a palavra Dr. Allessio Fiore Sandri Junior- Pediatra crm 24606.

            Primeiramente vamos entender quem são essas crianças especiais ou crianças com necessidades especiais. São aquelas que, por alguma diferença no seu desenvolvimento, requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, visando torná-las autônomas, capazes e mais independentes, para que possam atingir todo seu potencial. Podem elas ser de condições visuais, auditivas, intelectuais (mentais), físicas e ter duas ou mais dessas deficiências, como visual e intelectual ao mesmo tempo.
            Naturalmente existem dúvidas dos pais:
    Será positiva a convivência entre crianças com diferenças? É benéfico?
          A proposta educacional é oferecer educação de qualidade para todos, sem discriminação. Dessa forma, alunos especiais frequentariam as mesmas escolas das demais crianças. O que está na base desse movimento mundial, responsável por uma grande transformação, é a valorização da diversidade (ser diferente). Assim sendo, é garantida a cada criança a oportunidade de desenvolver ao máximo o seu potencial, num ambiente enriquecedor e estimulante.
            Nas escolas que recebem crianças especiais, é percebido que o ambiente se modifica para melhor. A convivência entre crianças com deficiência desenvolve significativamente a tolerância e a solidariedade. Ocorre uma melhora na qualidade dos relacionamentos. Há, inclusive, relatos que mostram que a agressividade e a violência diminuem bastante. As crianças especiais, estimuladas pelos outros, alcançam progressos muito superiores aos que teriam em escolas especializadas, onde estariam “protegidas” desse contato e, portanto, segregadas.
            Os educadores, diante de uma turma ainda mais heterogênea, passam a considerar e valorizar as diferenças e particularidades de cada criança, vendo cada um como um ser individual, com suas próprias características e dificuldades, deixando de tratar a turma como um todo e sim na individualidade, pois, todo ser é único e diferente um dos outros.

            Os pais também aprendem, pois, todos terão contato e se interessarão por questões que antes não os afetavam, pois, não faziam parte de seu universo.
PROJETO CINEMA NA ESCOLA
25 , 26 e 27/08/2014

“Fábulas Malucas".

                        A FADINHA DAS FRUTAS representada pela educadora Heloiza C. Salvador, fez o maior sucesso junto as crianças. Além da divulgação os surpreendeu dando-lhes morango no dia da exibição.
            O filme é uma sequência de histórias clássicas da literatura infantil como Rapunzel, Os Três Porquinhos  entre outros. Entretanto neste filme os personagens são frutas, verduras e leguminosas.
            Segundo Márcia Mariano as crianças ficaram hipnotizadas pelo filme, pois as histórias apresentavam-se  de forma engraçada e bem humorada.


OBS: Não foi exibido o filme "os vegetais" por problemas técnicos. Tentaremos trazê-lo posteriormente.

PROJETO PALCO ABERTO em: "A LENDA DA BRUXAS DE  ITAGUAÇU". Franklin Cascaes

   No dia 15/08 às 14h45min a Bruxa Zica veio nos contar uma lenda de franklin  Cascaes um pouco diferente do que estamos acostumados a ouvir. Nesta as bruxas e seus amigos não faziam o mal, foram vitimas dele e viraram pedras. Estão até hoje praia de Itaguaçu.
            Ela também trouxe outras novidades- Geralmente as bruxas são retratadas no imaginário popular como uma mulher velha, nariguda dotada de uma gargalhada terrível e prática de magia negra. Bruxa Zica é nova, charmosa, atrevida e faz o bem.

Qual seria a intenção da historiadora Ângela Augusta da Gama com tantas novidades?  Queria ela relacionar as bruxas com as mulheres atrevidas e portadoras de muito conhecimento, principalmente na área da medicina da idade média acusadas de heresia e por isso foram torturadas e queimadas na época da inquisição? Será que queria desmistificar alguma coisa?  Será que a bruxa tem semelhança com a nossa conhecida benzedeira?

Assim com tantas interrogações, de uma coisa podemos ter certeza: As novidades da Bruxa Zica abrem espaço para reflexões.

Você sabia: Que um dos métodos usados pelos inquisitores na idade média para identificar uma bruxa nos julgamentos do Santo Ofício consistia na comparação do peso da ré com o peso de uma Biblía gigante. Aquelas que fossem mais leves eram consideradas bruxas, pois se dizia que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatral. Isto não é lenda,aconteceu mesmo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxa-
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foi-a-inquisicao


  PRIORIZANDO A SEGURANÇA!
            Com o intuito de melhorar a segurança das crianças, foram realizadas duas ações:

·  Alteração do sistema do portão eletrônico para eletroímã, com dispositivo interno(BOTÃO VERDE) dando autonomia as famílias na saída;

·  Sinalização de estacionamento em frente ao NEI, diante da necessidade de priorizar este espaço para carga e descarga de materiais e alimentos, bem como vans de transporte escolar.

Gostaríamos de agradecer a colaboração de todos!

REUNIÃO PEDAGÓGICA
  No dia 29/08/2014 realizamos nossa Reunião Pedagógica. 
Um dos destaques foi a conversa com o professor Alexandre Vaz - Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Ciências Humanas e Sociais com o objetivo de fomentar as discussões acerca do Público e Privado. Entre os assuntos abordamos as datas comemorativas, relações entre as famílias e profissionais.
Foi um momento de muita reflexão!


PROFESSOR NOTA DEZ
               
            Este ano nossa unidade participa do Prêmio Professor nota 10. O prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento as crianças, ou na representação dos valores da Prefeitura , como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. Foram aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.As professoras Claudete e Lenissa concorrem ao prêmio com os projetos "Conhecer... experimentar...registrar um ato de aprender" e  "A pratica da Educação Física Mediante os Desafios da Educação Infantil"    respectivamente.
            Vamos torcer por essas educadoras que, a cada dia, dedicam-se a educação de nossas crianças.
            Já aqui deixamos nosso parabéns!

Setembro/2014
05-Reorganização do parque- matutino
09-Reorganização do parque vespertino
11- Palco Aberto- vespertino
16-Reorganização do parque-matutino
19-Reorganização do parque-matutino
22-Cinema na Escola matutino
23-Cinema na Escola- vespertino
24 Aniversário Coletivo
25-Cinema na Escola –integral
26-Reunião pedagógica
27- Festa Cultural
30- Palco Aberto-matutino

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